Victor 624 visualizações 5 comentários 20/07/2019

10 Brincadeiras para fazer na Praia

1. Castelo de Areia

Não precisa ser daqueles mirabolantes. É só pelo prazer de sentar e brincar com a areia. Se tiver um baldinho por perto para ajudar, melhor ainda.

Castelo de Areia

2. Fotos engraçadas

Normalmente a gente vai para a praia cheia de apetrechos, né? Aproveite a pá, o balde o que mais tiver ido na bolsa para tirar fotos divertidas!

Sombra com balde na praia

3. Relógio de Sol

Que tal um pouquinho de ciências no dia de sol? Além de divertido, é educativo. Basta coletar um graveto e 12 pedras no caminho para a praia (isso por si só já pode ser uma diversão). Ou usar o palito de picolé e conchas da praia para fazer uma versão reduzida. Arrume as 12 pedras num círculo e coloque o graveto no meio. Não se preocupe se as pedras não ficaram perfeitamente distantes e se o círculo ficar um pouco torto. O importante é fazer a criança perceber que as 12 pedras formam as 12 horas de um relógio e que a sombra deixada pelo graveto muda de lugar ao longo do dia. Assim você ter a oportunidade de explicar como se mede o passar do tempo.

 

Bastou colocar o graveto para o relógio “começar a funcionar”!

4. Jogo da Memória

Um jogo muito fácil de fazer e que pode ser jogada de diferentes maneiras. O conceito básico é fazer um grid de 4 linhas e 4 colunas formando 16 quadrados (a quantidade de linhas e colunas pode ser maior ou menor dependendo da idade da criança). Aí você pode distribuir conchas ou pedras, pedir para a criança olhar por 5 segundos e depois tirar as pedras e conchas e ver se ela distribui como estava originalmente.

Jogo da memória na praia

5. Acerte o Alvo

Outro jogo fácil de fazer usando pedras ou conchas grandes. Com um graveto ou palito de picolé você desenha três círculos concêntricos. Cada círculos ganha uma numeração.  A brincadeira é acertar o alvo. Quem terminar com a maior pontuação, ganha.

Acerte o alvo na praia

6. Sombras divertidas

As sombras que nós deixamos na areia são perfeitas para fazer caretas e adornos divertidos. O Dudu, amigo da Carol, virou um xerife!

Xerife na praia7. Caça ao tesouro

Essa funciona muito bem com crianças menores. O tesouro são as conchas. Você pode sugerir uma lista de desafios (quem acha uma concha grande, uma concha com um furo, uma concha com uma listra colorida, uma concha totalmente branca) e ajudar o seu filho na busca.

Conchinhas na praia

Uma variação desta brincadeira é enterrar um objeto grande, sem que as crianças vejam, na areia e pedir para elas procurarem.

8. Desenhos na areia

Com um graveto ou com os dedos, faça desenhos na areia e deixe as ondas apagarem!

Desenho na areia

9. Acerte o buraco

É só fazer os buracos e ter boa mira... parecido com bolinhas de gude!!!

Bola no buraco

10. Enterrar o corpo

Brinque de enterrar os pés das crianças. Quanto mais fundo, melhor. Para os maiores, vale até um João Bobo com a criança com o pé preso (é só brincar de empurrar o corpo de um lado para o outro). Para quem gosta muito de areia, dá para enterrar muito mais!

Foto: Ricardo Mendonça Ferreira


Deixe uma resposta